Deuses Gregos
APOLO: Filho de Zeus e de Leto, também
chamado Febo, irmão gêmeo de Ártemis, nasceu às fraldas do monte Cinto, na ilha
de Delos. É o deus radiante, o deus da luz benéfica. A lenda mostra-nos Apolo,
ainda garoto, combatendo contra o gigante Títio e matando-o, e contra a
serpente Píton, monstro saído da terra, que assolava os campos, matando-a
também. Na lenda de Homero ele era considerado, principalmente, como o deus da
profecia. Seu oráculo mais importante estava em Delfos.Às vezes ele concedia o
dom da profecia aos mortais que ele amava, tal como a princesa Cassandra, de
Tróia. Apolo era músico e encantava os deuses com seu desempenho com a lira.
Era também um arqueiro-mestre e excelente corredor, sendo creditada a ele a primeira vitória nos Jogos Olímpicos. Sua irmã gêmea, Ártemis, era a guardiã das virgens e das mulheres jovens, e Apolo era o protetor especial dos rapazes. Era também o deus da agricultura, do gado, da luz e da verdade. Ensinou aos humanos a arte da cura. Alguns contos retratam Apolo como severo e cruel.De acordo com a Ilíada de Homero, Apolo atendeu às orações do sacerdote Crísias para obter a libertação de sua filha das mãos do general grego Agamenon, atirando flechas envenenadas contra o exército grego. Ele também raptou e possuiu a jovem Creusa, princesa ateniense, e abandonou-a com seu filho que nascera da união. Talvez por causa de sua beleza, Apolo era representado com mais freqüência na arte antiga que qualquer outra divindade.
Era também um arqueiro-mestre e excelente corredor, sendo creditada a ele a primeira vitória nos Jogos Olímpicos. Sua irmã gêmea, Ártemis, era a guardiã das virgens e das mulheres jovens, e Apolo era o protetor especial dos rapazes. Era também o deus da agricultura, do gado, da luz e da verdade. Ensinou aos humanos a arte da cura. Alguns contos retratam Apolo como severo e cruel.De acordo com a Ilíada de Homero, Apolo atendeu às orações do sacerdote Crísias para obter a libertação de sua filha das mãos do general grego Agamenon, atirando flechas envenenadas contra o exército grego. Ele também raptou e possuiu a jovem Creusa, princesa ateniense, e abandonou-a com seu filho que nascera da união. Talvez por causa de sua beleza, Apolo era representado com mais freqüência na arte antiga que qualquer outra divindade.
ARES: Deus da guerra e filho de Zeus,
rei dos deuses, e sua esposa, Hera. Os romanos o identificaram com Marte,
também um deus da guerra. Ares, sanguinário e agressivo, personificava a
natureza brutal da guerra. Era impopular tanto com os deuses quanto com os
humanos. Entre as divindades associadas com Ares estavam sua mulher Afrodite,
deusa do amor, e divindades menos importantes, como Deimos (o Temor) e Fobos (o
Tumulto), que o acompanhavam em batalha. Embora Ares fosse bélico e feroz, não
era invencível, mesmo contra os mortais. Ares era uma divindade ancestral de
Tebas e tinha um templo em Atenas, aos pés do Areopago, ou Colina de Ares.
ARISTEU: Filho de Apolo e da ninfa
Cirene. Era adorado como o protetor dos caçadores, pastores e rebanhos, e como
o inventor da apicultura e da arte de cultivar azeitonas. Quando Aristeu tentou
seduzir Eurídice, a esposa do célebre músico Orfeu, ela fugiu dele e acabou
sendo mortalmente ferida com a picada de uma cobra. As ninfas o puniram fazendo
todas as suas abelhas morrerem. Mas ele amenizou as ninfas com um sacrifício de
seu gado, de cujas carcaças emergiram novas colméias de abelhas. Aristeu era
conhecido nas artes da cura e da profecia, e vagou por muitas terras para
compartilhar seu conhecimento e curar doentes. Era largamente venerado como um
deus beneficente e freqüentemente era representado como um pastor juvenil
carregando um cordeiro.
ASCLÉPIO: O deus da medicina. Era filho de
Apolo e da virgem Coronis, da Tessália. Zangado porque Coronis era infiel a
ele, Apolo matou-a e arrancou o nascituro Asclépio de seu ventre. Mais tarde
ele enviou Asclépio ao centauro Quíron para ser educado. Asclépio aprendeu com
Quíron a arte da cura e logo se tornou um grande médico. Por Asclépio ameaçar a
ordem natural das coisas e por ressuscitar os mortos, Zeus o matou com um trovão.
O culto à Asclépio centralizou-se em Epidauro, mas era popular por todo o mundo
Greco-Romano. Os santuários de Asclépio funcionavam como refúgios para
restabelecer a saúde, onde regimes terapêuticos tais como exercícios e dietas
eram prescritos. A prática mais importante associada com as curas era o ritual
da incubação, em que as pessoas aflitas eram adormecidas dentro de um templo ou
cerco sagrado na esperança de que o deus viesse ter com eles em seus sonhos e
prescrevesse a cura para suas doenças.
BOREAS: Filho de Astreu e de Éos, deus
dos ventos do norte, morava na Trácia. Pertencia à raça dos Titãs e era irmão
de Zéfiro, Euro e Noto. Raptou Orítia, com a qual casou e que lhe deu os filhos
Cálais e Zetes.
DIONÍSIO ( BACO ): De todas as divindades, era a
que mais aproximava dos homens. Teve um nascimento milagroso, com efeito,
morrendo-lhe a mãe antes que tivesse o necessário desenvolvimento, foi
recolhido pelo pai (Zeus) que o costurou numa de suas coxas e aí o conservou
até que o garoto pudesse enfrentar a vida
ÉOLO: Rei dos ventos, às vezes
identificado com o filho de Poseidon e Arne. Vivia em Eólia, uma ilha
flutuante, com seus seis filhos e seis filhas. Zeus tinha lhe dado o poder de
acalmar e despertar os ventos. Quando o herói grego Odisseu (Ulisses) visitou
Éolo, ele foi recebido como um convidado de honra. Como presente de Éolo, ao
partir, Odisseu (Ulisses) recebeu dele um vento favorável e uma sacola de couro
repleta com todos os ventos. Os marinheiros de Odisseu (Ulisses), pensando se
tratar de uma sacola com ouro, abriram-na e a costa foi imediatamente varrida
pelos ventos. Depois disso, Éolo se recusou a ajudá-los novamente. Outro Éolo
na mitologia grega foi o rei da Tessália. Era o filho de Heleno, antepassado
dos Helenos, os primeiros habitantes da Grécia. Éolo era o antepassado dos
gregos Eólios.
EROS ( AMOR ): O deus do amor e relativo do
Cupido romano. Na mitologia antiga, era representado como uma das forças
primitivas da natureza, o filho do Caos, e a encarnação da harmonia e do poder criativo
do universo. Logo, entretanto, passou a ser visto como um rapaz intenso e
bonito, assistido por Pótos( ânsia) ou Hímero ( desejo). Mais tarde a mitologia
transformou-o no auxiliar constante de sua mãe, Afrodite, a deusa do amor. Na
arte grega, Eros era retratado como um jovem alado, ligeiro e bonito,
freqüentemente com olhos cobertos para simbolizar a cegueira do amor. Às vezes
ele carregava uma flor, mas mais comumente um arco de prata e flechas, com o
qual ele atirava dardos de desejo contra o peito de deuses e homens. Nas lendas
e na arte romana, Eros degenerou numa criança maligna e freqüentemente era
retratado como um bebê arqueiro.
EURO: Vento que sopra do Oriente,
dependente de Éolo.
HADES ( PLUTÃO ): Deus dos mortos.Seu nome
significa "o invisível". Era também conhecido por Plutão, que
significa "rico".Era filho dos Titãs Cronos e Réia, e irmão de Zeus e
Posêidon. Quando os três irmãos dividiram o universo depois de terem deposto
seu pai, Cronos, do trono, à Hades foi concedido o mundo subterrâneo.Acreditava-se
que, com seu carro, viesse ao mundo para buscar as almas dos mortos. Possuía um
capacete que o tornava invisível. Aí, com sua rainha, Perséfone, que ele havia
raptado do mundo superior, determinou o reino dos mortos. Somente Hades tinha o
poder de restituir a vida de um homem, porém, utilizou-se desse poder
pouquíssimas vezes e, assim mesmo, a pedido da esposa. Embora fosse um deus
impiedoso e severo, o qual não atendia à nenhuma oração ou sacrifício, não era
mau. Aliás, era conhecido também como Pluto, senhor dos ricos, porque tanto
colheitas como metais preciosas acreditava-se provirem de seu reino inferior.
O mundo subterrâneo freqüentemente era chamado de Hades. Foi dividido em duas regiões: o Érebo, por onde os mortos passavam imediatamente após a morte, e Tártaro, a região mais profunda, onde os Titãs haviam sido aprisionados. Era um lugar infeliz e sombrio, habitado por formas vagas e sombras, além de ser cuidadosamente guardado por Cérbero, o cão de três cabeças e cauda de dragão. Rios sinistros separavam o mundo subterrâneo do mundo superior, e o velho barqueiro Caronte transportava as almas dos mortos através destas águas. Em algum lugar na escuridão do mundo subterrâneo estava localizado o palácio de Hades. Era representado como um lugar lúgubre, escuro e repleto de portões, repleto de convidados do deus e colocado no meio de campos sombrios uma paisagem assombrosa. Em lendas posteriores o mundo inferior é descrito como o lugar onde os bons são recompensados e os maus são punidos.
O mundo subterrâneo freqüentemente era chamado de Hades. Foi dividido em duas regiões: o Érebo, por onde os mortos passavam imediatamente após a morte, e Tártaro, a região mais profunda, onde os Titãs haviam sido aprisionados. Era um lugar infeliz e sombrio, habitado por formas vagas e sombras, além de ser cuidadosamente guardado por Cérbero, o cão de três cabeças e cauda de dragão. Rios sinistros separavam o mundo subterrâneo do mundo superior, e o velho barqueiro Caronte transportava as almas dos mortos através destas águas. Em algum lugar na escuridão do mundo subterrâneo estava localizado o palácio de Hades. Era representado como um lugar lúgubre, escuro e repleto de portões, repleto de convidados do deus e colocado no meio de campos sombrios uma paisagem assombrosa. Em lendas posteriores o mundo inferior é descrito como o lugar onde os bons são recompensados e os maus são punidos.
HEFESTO ( VULCANO ): Deus do fogo, filho de Zeus e
Hera. Trabalhava admiravelmente os metais e construiu inúmeros palácios de
bronze, além da esplêndida armadura de Aquiles e o cetro e a égide de Zeus.
Segundo uma tradição, nasceu coxo, pelo que sua mãe lançou-o do alto do monte
Olimpo, foi recolhido por Tétis e Eurínome, com as quais permaneceu durante
nove anos. Voltando ao Olimpo, ao defender Hera contra Zeus, este atirou-o do
céu e, precipitando durante um dia inteiro, caiu na ilha de Lemos. Suas forjas,
com vinte foles, foram depois do Olimpo colocadas no Etna, onde tinha os
Ciclopes como companheiros de trabalho. Hefaístosfreqüentemente é identificado
com o deus do fogo romano, Vulcano.
HÉLIO: Antigo deus sol, filho dos Titãs
Hiperião e Téia, e irmão de Selene, deusa da lua, e Eos, deusa da alvorada.
Acreditava-se que Hélio andava diariamente em sua carruagem dourada através dos
céus, dando luz aos deuses e aos mortais. À noite ele mergulhava no oceano
ocidental, do qual ele era carregado numa taça dourada para seu palácio no
leste. Hélio sozinho podia controlar os cavalos ferozes que puxavam sua
carruagem ardente. Quando seu filho Faetonte convenceu Hélio a deixá-lo guiar a
carruagem através do céu, Faetonte morreu. Como é o único deus que pode ver toda
a Terra do alto do céu, é o único que tudo sabe, e informa aos outros sobre
certos segredos; e foi justamente por ter revelado a Hefaístos que Afrodite o
traía com Ares que a deusa vingou-se dele, inspirando paixões funestas em seus
descendentes: em sua filha Pasifaé e suas netas Ariadne e Fedra. Hélio foi
largamente adorado por todo o mundo grego, mas seu principal culto estava em
Rodes. Uma das Sete Maravilhas do Mundo, o Colosso de Rodes, era uma
representação de Hélio.
HERMAFRODITO: Filho de Hermes e Afrodite,
cujos nomes compõe o seu. De uma enorme beleza, inspirou forte paixão à ninfa
Salmácis, que pediu aos deuses para nunca mais se separarem; estes juntaram os
dois amantes em um só corpo, criando um andrógino, isto é, um ser dotado de
dois sexos.
HERMES ( MERCÚRIO ): Filho de Zeus e de Maia, o
arauto dos deuses e fiel mensageiro de seu pai, nasceu numa gruta do monte
Ciline, na Arcádia. Lodo que nasceu, fugiu do berço e roubou cinqüenta novilhas
do rebanho de Apolo, em seguida, com a casca de uma tartaruga, construiu a
primeira lira e com o som deste instrumento aplacou Apolo, enfurecido pelo
furto; esse deus acabou por deixar-lhe as novilhas e deu-lhe o caduceu, a vara
de ouro, símbolo da paz, n troca da lira. Zeus deu-lhe o encargo de levar os mortos
a Hades e acreditava-se possuir poderes mágicos sobre o sono e os sonhos.
Inventou, além da lira, as letras e os algarismos, fundou os ritos religiosos e
introduziu a cultura da oliveira. Deus dos Sonhos, eram lhe oferecidos
sacrifícios de porcos, cordeiros, cabritos... Seus atributos eram a prudência e
a esperteza. Livrou Ares das correntes dos Aloídas, levou Príamo à tenda de
Aquiles e matou Argos, guarda de Io. Hermes era também o deus do comércio e o
protetor dos comerciantes e dos rebanhos. Como a divindade dos atletas, ele
protegia os ginásios e estádios e atribuía-se a ele a responsabilidade pela
fortuna e a riqueza.Era representado com um jovem ágil e vigoroso, com duas
pequenas asas nos pés, um chapéu de abas largas na cabeça e o caduceu nas mãos.
HIMENEU: Deus do casamento, filho de Apolo. Personificação do cantos nupciais.
HIMENEU: Deus do casamento, filho de Apolo. Personificação do cantos nupciais.
HIPNOS: Deus do sono, filho de Érebo e
da Noite e irmão gêmeo de Thanatos, a Morte.
MORFEU: Deus dos sonhos, filho de
Hipnos, deus do sono. Morfeu formava os sonhos que vinham para aqueles que
adormeciam. Ele também representava seres humanos em sonhos.
NEREU: Deus do mar, filho do deus do
mar Ponto e Géia, conhecido como o velho homem do mar. Foi casado com Dóris,
uma das filhas do Titã Oceano, com quem teve 50 lindas filhas, as ninfas do
mar, conhecidas como Nereidas.Tinha o dom da profecia e a faculdade de tomar
várias formas. Era representado com os cabelos, sobrancelhas, queixo e peito
cobertos por juncos marinhos e por folhas de plantas similares. Nereu vivia no
fundo do mar.
NOTO: O vento do Sul. OCEANO O mais velho dos Titãs, marido de Tétis, pai de todos os rios e das Oceânides. Era a personificação da água que envolve o mundo.
NOTO: O vento do Sul. OCEANO O mais velho dos Titãs, marido de Tétis, pai de todos os rios e das Oceânides. Era a personificação da água que envolve o mundo.
ÓRFEU: Poeta e músico filho da musa
Calíope e Apolo, deus da música, ou Eagro, rei da Trácia. Recebeu a lira de
Apolo e tornou-se um músico tão perfeito que não havia nenhum mortal capaz de
ser melhor do que ele. Quando Orfeu tocava e cantava, movia todos os seres
animados e inanimados. Sua música encantava árvores e pedras, domesticava
animais selvagens, e até mesmo os rios mudavam o seu curso na direção da música
do jovem. Orfeu é mais conhecido pelo seu casamento com a adorável ninfa
Eurídice. Logo depois do casamento a noiva foi picada por uma vespa e morreu.
Triste com a perda, Orfeu resolveu ir ao mundo subterrâneo e tentar trazê-la de
volta, algo que nenhum mortal jamais havia feito.
Hades: o soberano do mundo subterrâneo,
ficou tão satisfeito com sua música que devolveu Eurídice a Orfeu com a
condição de que ele não olharia para trás até que alcançassem a superfície.
Orfeu não conseguiu controlar sua avidez, e assim que alcançou a luz do dia,
ele olhou para trás muito rapidamente, e Eurídice, que vinha logo atrás,
desapareceu. Em desespero, Orfeu abandonou a companhia humana e vagou pelas
selvas, tocando para pedras, árvores e rios. Finalmente, um bando de violentas
mulheres da Trácia, que eram seguidoras de Dionísio, atacou o músico e o
mataram. Quando jogaram sua cabeça decepada no rio Hebrus, ele continuou a
chamar por Eurídice, e finalmente foi carregado à orla de Lesbos, onde as Musas
o enterraram. Depois da morte de Orfeu, sua tornou-se a constelação de Lira.
PAN: Deus dos bosques, dos campos e
da fertilidade, filho de Hermes, mensageiro dos deuses, e da ninfa Dríope. Era
metade animal, metade homem, com chifres, membros inferiores, cascos e orelhas
de bode. Era uma divindade travessa, o deus dos pastores e rebanhos. Um músico
maravilhoso, acompanhava com sua flauta, as ninfas da floresta quando elas
dançavam. O deus era galanteador, mas sempre rejeitado por causa de sua feiura.
Pan assombrava as montanhas e cavernas e todos os lugares selvagens, mas seu
local predileto era a Arcádia, onde nasceu. A palavra "pânico" se
supõe derivar dos temores de viajantes que ouviam o som de sua flauta durante a
solidão noturna.
POSEIDON ( NETUNO ): Depois que os Titãs foram
derrotados por Zeus, na divisão do mundo coube-lhe a senhoria do mar e de todas
as divindades marinhas. Tinha um palácio nas profundezas do mar, onde morava
com sua esposa Anfiritre e seu filho Tritão. Entretanto, Posêidon teve inúmeros
outros casos de amor, especialmente com ninfas de riachos e fontes, e teve
filhos conhecidos pela sua selvageria e crueldade, entre eles o gigante Orion e
o Ciclope Polífemo. Posêidon e Górgona Medusa eram os pais de Pégaso, o famoso
cavalo alado. Sua arma era o tridente, com o qual levantava as ondas
fragorosas, que engoliam as naus, e fazia estremecer o solo ou desperdiçar os
recifes.
Odiava Ulisses, por ele ter cegado o Ciclope Polifemo, seu filho. Foi inimigo de Tróia, depois que seu rei Laomendonte lhe negou a compensação pela construção das muralhas da cidade, ocasião em que mandou um monstro marinho para devorar Hesíon, filha do rei, que Héracles matou. Disputou sem sucesso com Atena, deusa da sabedoria, pelo controle de Atenas. Quando ele e Apolo, deus da música, foram enganados de receber suas recompensas depois de terem ajudado Laomedonte, rei de Tróia, a construir os muros da cidade, a vingança de Posêidon contra Tróia não teve limites. Na arte, Posêidon é representado como uma figura majestosa e barbada, segurando um tridente e freqüentemente acompanhado por um golfinho. Os Romanos identificaram Posêidon com seu deus do mar, Netuno.
Odiava Ulisses, por ele ter cegado o Ciclope Polifemo, seu filho. Foi inimigo de Tróia, depois que seu rei Laomendonte lhe negou a compensação pela construção das muralhas da cidade, ocasião em que mandou um monstro marinho para devorar Hesíon, filha do rei, que Héracles matou. Disputou sem sucesso com Atena, deusa da sabedoria, pelo controle de Atenas. Quando ele e Apolo, deus da música, foram enganados de receber suas recompensas depois de terem ajudado Laomedonte, rei de Tróia, a construir os muros da cidade, a vingança de Posêidon contra Tróia não teve limites. Na arte, Posêidon é representado como uma figura majestosa e barbada, segurando um tridente e freqüentemente acompanhado por um golfinho. Os Romanos identificaram Posêidon com seu deus do mar, Netuno.
PROMETEU: Prometeu era um dos titãs, uma
raça gigantesca, que habitou a terra antes do homem. Ele e seu irmão Epimeteu
foram incumbidos de fazer o homem e assegurar-lhe, e aos outros animais, todas
as faculdades necessárias à sua preservação. Epimeteu encarregou-se da obra e
Prometeu de examiná-la, depois de pronta. Assim, Epimeteu tratou de atribuir a
cada animal seus dons variados, de coragem, força, rapidez, sagacidade; asas a
um, garras a outro, uma carapaça protegendo um terceiro, etc. Quando, porém,
chegou a vez do homem, que tinha de ser superior a todos os outros animais,
Epimeteu gastara seus recursos com tanta prodigalidade, que nada mais restava.
PROTEU Pastor das focas de Poseidon.
Morava numa ilha próxima ao Egito e tinha o poder de metamorfosear-se em todas
as formas que desejasse, não só de animais, mas também de plantas e de
elementos, com a água e o fogo. Segundo Eurípedes, Proteu foi rei da ilha de
Faros e, casando-se com Psâmate, teve os filhos Idoteu e Teoclímenes.
PRÍAPO: Deus da fertilidade, protetor
dos jardins e dos rebanhos. Era filho de Afrodite, deusa do amor, e de
Dionísio, deus do vinho, ou, de acordo com algumas lendas, de Hermes,
mensageiro dos deuses. Foi deformado, ao nascer, por Hera, que tinha ciúmes de
sua mãe. Era comumente representado como um indivíduo grotesco com um falo
enorme.
ZEFIRO: Vento que sobra do Poente,
anunciador da primavera e venerado como deus benéfico.
ZEUS ( JUPITER ): O deus supremo do mundo e
regente dos deuses do Olimpo. Zeus foi considerado, de acordo com Homero, o pai
dos deuses e dos mortais. Era o senhor do céu, o deus da chuva, e o ceifeiro
das nuvens. Presidia aos fenômenos atmosféricos, recolhia e dispersava as
nuvens, comandava as tempestades, criava os relâmpagos e o trovão e lançava a
chuva com sua poderosa mão direita, à sua vontade, o raio destruidor; por outro
lado mandava chuva benéfica para fecundar a terra e amadurecer os frutos. Zeus
presidia sobre os deuses no Monte Olimpo, na Tessália. Chamado de o pai dos
deuses, por que, apesar de ser o caçula de sua divina família, tinha autoridade
sobre todos os deuses, dos quais era o chefe reconhecido por todos.
Tinha o supremo governo do mundo e zelava pela ordem e da harmonia que reinava nas coisas. Zeus era o filho mais jovem do Titã Cronos e Réia, e o irmão das divindades Posêidon, Hades, Héstia, Deméter e Hera. De acordo com um dos mitos antigos do nascimento de Zeus, Cronos, temendo que ele talvez fosse destronado por um de seus filhos, engolia-os assim que nasciam. Quando do nascimento de Zeus, Réia embrulhou uma pedra com os cueiros de criança e deu-a a Cronos para que engolisse pensando que fosse seu filhos, e ocultou o deus infante em Creta, onde foi alimentado com o leite da cabra Amaltéia e criado por ninfas. Quando Zeus chegou à maturidade, ele forçou Cronos a vomitar as outras crianças, que estavam ávidas para se vingar de seu pai. Na guerra que se seguiu, os Titãs lutaram ao lado de Cronos, mas Zeus e os outros deuses foram bem sucedidos, e os Titãs foram confinados no abismo do Tártaro.
Tinha o supremo governo do mundo e zelava pela ordem e da harmonia que reinava nas coisas. Zeus era o filho mais jovem do Titã Cronos e Réia, e o irmão das divindades Posêidon, Hades, Héstia, Deméter e Hera. De acordo com um dos mitos antigos do nascimento de Zeus, Cronos, temendo que ele talvez fosse destronado por um de seus filhos, engolia-os assim que nasciam. Quando do nascimento de Zeus, Réia embrulhou uma pedra com os cueiros de criança e deu-a a Cronos para que engolisse pensando que fosse seu filhos, e ocultou o deus infante em Creta, onde foi alimentado com o leite da cabra Amaltéia e criado por ninfas. Quando Zeus chegou à maturidade, ele forçou Cronos a vomitar as outras crianças, que estavam ávidas para se vingar de seu pai. Na guerra que se seguiu, os Titãs lutaram ao lado de Cronos, mas Zeus e os outros deuses foram bem sucedidos, e os Titãs foram confinados no abismo do Tártaro.
Zeus: a partir de então, dominou o
céu, e a seus irmãos Posêidon e Hades foi conferido o poder para dominar o mar
e o mundo subterrâneo, respectivamente. A terra seria governada em comum por
todos os três. É representado como o deus da justiça e da misericórdia, o
protetor dos fracos e quem pune o mau. Como marido de sua irmã Hera, ele é o
pai de Ares, o deus da guerra; Hebe, a deusa da juventude; Hefaístos, o deus do
fogo; e Ilíthia, deusa do parto. Ao mesmo tempo, Zeus é descrito como um deus
que se apaixona por uma mulher a cada instante e usando de todos os artifícios
para esconder sua infidelidade da esposa. A imagem de Zeus era representada na
escultura como a figura de um rei barbado. A mais célebre de todas as estátuas
de Zeus era a colossal em ouro e marfim feita por Fídias, em Olímpia.
SEMI-DEUS HERACLES ( HERCULES ): Héracles, o maior
de todos os heróis gregos, era filho de Zeus e Alcmena. Alcmena era a virtuosa
esposa de Anfitrião e, para seduzi-la, Zeus assumiu a forma de Anfitrião
enquanto este estava ausente de casa. Quando seu marido retornou e descobriu o
que tinha acontecido, ficou tão irado que construiu uma grande pira e teria
queimado Alcmena viva, se Zeus não tivesse mandado nuvens para apagar o fogo,
forçando assim Anfitrião a aceitar a situação. Nascido, o jovem Héracles
rapidamente revelou seu potencial heróico. Enquanto ainda no berço, ele
estrangulou duas serpentes que a ciumenta Hera, esposa de Zeus, tinha mandado
para atacá-lo. Enquanto ainda um menino, ele matou um leão selvagem no Monte
Citéron. Assim começava a carreira daquele que seria o modelo de força física,
o deus dos atletas. Desde logo teve competentíssimos mestres: Castor
ensinou-lhe a cavalgar, Autólico a guiar o carro, Eurito o manejo do arco,
Eumolpo e Lino a literatura e a música e Quíron inspirou-lhe o ar da ciência e
o sentido da moral. Porém, o caráter do discípulo revelava-se cada vez mais
impetuoso: um dia, por uma justa advertência, enfureceu-se e quebrou na cabeça
de Lino uma pesada cítara, matando-o.
Assim, começava
suas façanhas e, desgraçadamente, seus delitos, pois o excesso de energia
muscular quase sempre lhe turvava o cérebro. Num momento do loucura, Héracles
matou a flechadas, os filhos e a mulher Mégara. Arrependido foi pedir ao
oráculo de Delfos conselhos para se livrar a culpa desse crime, este então
ordenou-lhe que se pusesse a disposição de Euristeu pelo prazo de 12 anos, nos
quais ele realizou os conhecidos Doze Trabalhos de Héracles. Enquanto os seis
primeiros trabalhos se passam no Peloponeso, os últimos levaram Hércules a
vários lugares na orla do mundo grego e além. Durante os trabalhos, Hércules
foi perseguido pelo ódio da deusa Hera, que tinha ciúmes dos filhos de Zeus com
outras mulheres. A deusa Atena, por outro lado, era uma defensora entusiasta de
Héracles; ele também desfrutou da companhia e ajuda ocasional de seu sobrinho,
Iolau. O primeiro trabalho de Héracles era matar o leão de Neméia. Como esta
enorme fera era invulnerável a qualquer arma, Hércules lutou com ele e acabou
estrangulando-o apenas com suas mãos.
A seguir, ele
removeu a pele utilizando uma de suas garras, e passou a utilizá-la como uma
capa, com as patas amarradas ao redor de seu pescoço, as presas surgindo sobre
sua cabeça, e a cauda balançando em suas costas. O segundo trabalho exigiu a
destruição da Hidra de Lerna, uma cobra aquática com várias cabeças, que estava
flagelando os pântanos perto de Lerna. Sempre que Héracles decepava uma cabeça,
duas cresciam em seu lugar, e, como se isso não fosse um problema suficiente,
Hera enviou um caranguejo gigante para morder o pé de Héracles. Este truque
desleal foi demais para o herói, que decidiu pedir ajuda a Iolau; enquanto
Héracles cortava as cabeças, Iolau cauterizava os locais com uma tocha
flamejante, de modo que novas cabeças não pudessem crescer, e finalmente dando
cabo do monstro. A seguir, Héracles embebeu a ponta de suas flechas no sangue
ou veneno da Hidra, tornando-as venenosas. No Monte Erimanto, um feroz javali estava
se portando violentamente e causando prejuízos. Euristeu rispidamente ordenou a
Hércules que trouxesse este animal vivo à sua presença, mas as antigas
ilustrações deste episódio, as quais mostram principalmente Euristeu acovardado
refugiando-se num grande jarro, sugerem que ele veio a se arrepender desta
ordem. Hércules levou um ano para realizar o trabalho a seguir, que era
capturar a Corça do Monte Carineu.
Este animal parecia
ser mais tímido do que perigoso. Este animal era sagrado para a deusa Ártemis
e, apesar de ser fêmea, possuía lindas aspas. De acordo com a lenda, Héracles
finalmente aprisionou a Corça e a estava levando para Euristeu, encontrou-se
com Ártemis, que estava muito zangada e ameaçou matar Héracles pelo atrevimento
em capturar seu animal; mas quando ficou sabendo sobre os trabalhos, ela
concordou em deixar Héracles levar o animal, com a condição que Euristeu o
libertasse logo que o tivesse visto. Os Pássaros Estinfalos eram tão numerosos
que estavam destruindo todas as plantações nas vizinhanças do Lago Estinfalo em
Arcádia; várias fontes dizem que eles eram comedores de homens, ou pelo menos
podiam atirar suas penas como se fossem flechas. Não está muito claro como
Héracles enfrentou este desafio: uma pintura de um vaso mostra Héracles
atacando-os com um tipo de estilingue, mas outras fontes sugerem que ele os
abateu com arco e flecha, ou os espantou para longe utilizando um címbalo de
bronze feito especialmente para a tarefa pelo deus Hefesto. O último dos seis
trabalhos do Peloponeso foi a limpeza dos currais Augianos.
O Rei Áugias de
Élida possuía grandes rebanhos de gado, cujos currais nunca tinham sido limpos,
assim o estrume tinha vários metros de profundidade. Euristeu deve Ter pensado
que a tarefa de limpar os estábulos num único dia seria impossível, mas
Héracles uma vez mais conseguiu resolver a situação, desviando o curso de um
rio e as águas fizeram todo o trabalho por ele. Euristeu pede agora que
Héracles capture o selvagem touro de Creta, o primeiro trabalho fora de Peloponeso.
Assim que Euristeu viu o animal, Héracles o soltou, este sobrevivendo até ser
morto por Teseu em Maratona. A seguir, Euristeu enviou Héracles à Trácia para
trazer os cavalos devoradores de homens de Diomedes. Héracles amansou estes
animais alimentando-os com seu brutal senhor, e os trouxe de maneira segura a
Euristeu. A seguir, ele foi imediatamente mandado, desta vez para as margens do
Mar Negro, para buscar a cinta da rainha das Amazonas. Héracles levou um
exército junto consigo nesta ocasião, mas nunca precisaria dele se Hera não
tivesse criado problemas. Quando chegou à cidade das Amazonas de Temisquira, a
rainha das Amazonas estava até feliz que ele levasse sua cinta; Hera, sentindo
que estava sendo fácil demais, espalhou um boato que Héracles pretendia levar a
própria rainha, iniciando-se uma sangrenta batalha.
Prometeu
Há várias versões sobre o mito de Prometeu, herói da mitologia grega.
Seu nome, no idioma grego, significa ‘premeditação’. E é realmente o que este titã, um dos deuses que enfrentam o
Olimpo e suas divindades, mais pratica em sua trajetória, a arte de tramar
antecipadamente seus planos ardilosos, com a intenção de enganar os deuses
olímpicos.
Prometeu com o Fogo Divino. Pintura de Heinrich
Fueger (1817)
Ele era filho de Jápeto e de Ásia, irmão de Atlas,
Epimeteu e Menoécio, e se tornou o progenitor de Deucalião. Uma outra vertente
menos significativa aponta como pais de Prometeu a deusa Hera e o
gigante Eurimedon. Este deus foi o co-criador, ao lado de Epimeteu, da raça
humana, e a ela também se atribui o furto do fogo divino, com o qual presenteou
a Humanidade.
Muito amigo de Zeus, o
ardiloso Prometeu ajudou o deus supremo a driblar a fúria de seu pai Cronos, o
qual foi destronado pelo filho. O dom da imortalidade não o impediu de se
aproximar demais do Homem, sua criação – de acordo com algumas histórias, ele o
teria concebido com argila e água, depois que seu irmão esgotou toda a
matéria-prima de que dispunha com a geração dos outros animais, e lhe pediu
auxílio para elaborar a raça humana.
Ele concedeu ao ser humano o poder de pensar e
raciocinar, bem como lhes transmitiu os mais variados ofícios e aptidões. Mas
esta preferência de Prometeu pela companhia dos homens deixou o enciumado Zeus
colérico. A raiva desta divindade cresceu cada vez mais quando ele descobriu
que seu pretenso amigo o estava traindo.
O titã matou um boi e o fracionou em dois pedaços,
ambos ocultos em tiras de couro; destas frações uma detinha somente gordura e
ossos, enquanto a carne estava reservada para o pedaço menor. Prometeu tentou
oferecer a parte mínima para os deuses olímpicos, mas Zeus não aceitou, pois
desejava o bocado maior. Assim sendo, o filho de Jápeto lhe concedeu este
capricho, mas ao se dar conta de que havia sido ludibriado, Zeus se enfurece e
subtrai da raça humana o domínio do fogo.
É quando Prometeu, mais uma vez desejando favorecer
a Humanidade, rouba o fogo do Olimpo, pregando uma peça nos poderosos deuses.
Já outra versão justifica essa peripécia de Prometeu como uma forma de obter
para a raça humana um elemento que lhe garantiria a necessária supremacia sobre
os demais seres vivos.
Prometeu Acorrentado (pintura de Dirck van Baburen
- 1595-1624)
O fato é que Zeus decidiu punir Prometeu,
decretando ao ferreiro Hefesto que o
prendesse em correntes junto ao alto do monte Cáucaso, durante 30 mil anos,
durante os quais ele seria diariamente bicado por uma águia, a qual lhe
destruiria o fígado. Como Prometeu era imortal, seu órgão se regenerava
constantemente, e o ciclo destrutivo se reiniciava a cada dia. Isto durou até
que o herói Hércules o libertou, substituindo-o no
cativeiro pelo centauroQuíron,
igualmente imortal.
Zeus havia determinado que só a troca de Prometeu
por outro ser eterno poderia lhe restituir a liberdade. Como Quíron havia sido
atingido por uma flecha, e seu ferimento não tinha cura, ele estava condenado a
sofrer eternamente dores lancinantes. Assim, substituindo Prometeu, Zeus lhe
permitiu se tornar mortal e perecer serenamente. Este belo mito foi
transformado em célebre tragédia pelo poeta grego Èsquilo, no século V a.C,
intitulada Prometeu Acorrentado.
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